terça-feira, 26 de julho de 2011

PSD tem 74 dias para se formalizar e disputar eleições de 2012

Vice-Governador Robinson Faria

A formalização do Partido Social Democrata (PSD) entra em sua reta final – se quiser disputar as eleições do próximo ano – sem ter ainda conseguido o número mínimo de assinaturas, 490 mil, e iniciado um périplo pela certificação que começa nos TREs e termina no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A contar de hoje, o PSD tem 74 dias para validar o quórum de assinaturas e conseguir, nos TREs dos estados de onde elas partiram, a obtenção do registro. No menor cenário favorável, não haverá pedido de vista dos juízes eleitorais.

Caso haja alguma indagação, o PSD ainda pode contar com um obstáculo adicional: o acionamento do Ministério Público. Esse processo, como prevê a legislação, dura no mínimo dois meses. Incluindo os prazos legais, portanto, o PSD tem 14 dias para iniciar nos TREs o processo de certificação das assinaturas.

Até a sexta-feira (22), o partido já dispunha de mais de 400 mil assinaturas, conforme informou neste domingo (24) o Painel, da Folha de São Paulo. O advogado do partido declarou ao jornal que esta semana vai iniciar a corrida nos TREs.

No Rio Grande do Norte, o PSD, liderado por Robinson Faria, espera, pelo menos, 80 candidaturas ao Executivo, entre reeleições e primeiras postulações, conforme garantiu um interlocutor do partido com trânsito livre nas negociações partidárias.

O estado informou Robinson ao Nominuto.com na sexta-feira (22) já dispõe de 25 mil assinaturas. A meta é atingir o dobro. Caso os prazos sejam estourados, os titulares de mandato que se filiarão ao partido não poderão disputar a reeleição no próximo ano.

Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário