segunda-feira, 25 de julho de 2011

PSB e PT estudam lançar chapa Wilma-Mineiro à Prefeitura de Natal


PSB e PT poderão se unir para disputar a Prefeitura de Natal em 2012, com os olhos voltados para 2014. Tudo ainda está sendo tratado nos bastidores, no campo das “possibilidades”, mas, segundo uma fonte petista, a ideia é formar uma chapa encabeçada pela ex-governadora Wilma de Faria, tendo como vice o deputado estadual Fernando Mineiro. Em 2014, a peessebista renunciaria para concorrer ao Senado, deixando o cargo livre para o petista.

Na última segunda-feira (18), Wilma e a deputada federal Fátima Bezerra (PT) se encontraram em Natal para tratar sobre esse assunto. A reportagem do Nominuto.com apurou que as duas defendem a união dos dois partidos para fazer frente à “ameaça conservadora” representada pela dupla DEM-PSDB.

Em entrevista a nossa reportagem, o secretário geral do PSB no RN, Genildo Pereira, deu pistas sobre o possível acordo ao revelar que os socialistas vão priorizar a formação de alianças com os petistas na maioria dos municípios potiguares. Especificamente sobre Natal, admitiu que a legenda avalia a pré-candidatura de Wilma, mas “respeita” o nome de Mineiro.

Genildo lembrou, ainda, a pré-candidatura do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), mas sem demonstrar muito entusiasmo pelo nome do ex-peessebista. Líder em todas as pesquisas de intenção de voto até então divulgadas, o pedetista se beneficia diretamente do desgaste da prefeita Micarla de Sousa (PV), cujos índices de impopularidade beiram os 90%. Ele, porém, enfrenta o desafio de agregar apoios políticos para viabilizar seus planos eleitorais.

A estratégia de lançar a chapa Wilma-Mineiro e, em seguida, deixar a Prefeitura com o PT foi a mesma usada em 2002, quando a então prefeita renunciou para candidatar-se à sucessão estadual, passando o cargo a Carlos Eduardo.

À época, a articulação saiu exatamente como havia sido planejada. Wilma elegeu-se governadora e, dois anos depois, Carlos Eduardo reelegeu-se prefeito de Natal. Em 2006, nova vitória do grupo liderado pelo PSB, com a reeleição da governadora. Mas em 2008, a hegemonia governista teve fim, com a vitória de Micarla de Sousa, derrotando Fátima Bezerra, candidata do bloco PT-PSB-PMDB.

Em 2010, Wilma amargou um novo revés eleitoral ao ser derrotada pelos senadores Garibaldi Alves Filho (PMDB) e José Agripino Maia (DEM). Ela resiste em admitir a candidatura a prefeita, mas no PSB isso é dado como fato consumado.

No PT, o desafio é convencer Fernando Mineiro a abrir mão de ser candidato em 2012 para, quem sabe, virar prefeito em 2014. Publicamente, o partido repete o mantra da candidatura própria, mas, internamente, algumas alas da legenda questionam se isso fortaleceria ou seria um tiro no pé da sigla.

Mineiro insiste que quer ser candidato a prefeito. Ele tem, inclusive, maioria partidária para fazer valer sua vontade. Mas os que defendem a composição com o PSB argumentam que, sozinho, ele tem poucas chances de sucesso.


Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário