quinta-feira, 8 de março de 2012

Governadora e Ministro da Educação entregam ônibus escolares a municípios do RN

Por Assecom-RN

Sessenta e cinco municípios do RN receberam na tarde desta quinta-feira (08) ônibus escolares que serão usados para atender alunos da rede estadual de ensino. Durante a solenidade realizada no Centro de Convenções, a governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, entregaram 74 veículos - entre ônibus e micro-ônibus com capacidade para transportar 59 e 25 alunos, respectivamente -, adquiridos com recursos próprios do Governo do Estado, representando um investimento global de R$ 21.458.800,00.

Para a secretária de Estado da Educação e da Cultura (SEEC), Betânia Ramalho, oferecer um transporte escolar requer boa prestação de serviço. "Meu sonho é que o transporte escolar se torne cada vez mais um componente curricular e que os alunos não o vejam apenas como um meio de levá-lo à escola", observou.

Com a aquisição dos novos ônibus, o Governo do Estado pretende resolver definitivamente os problemas de transporte escolar, além de oferecer um sistema seguro, eficiente e adequado aos alunos, uma vez que os veículos são adaptados exclusivamente para o transporte escolar. A ampliação do programa está inserida em um conjunto de ações que visam melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. 

"Nós somos um país que atrasou demais o compromisso com a educação. E com tantas riquezas, nós nunca nos preparamos para adquirir conhecimento. Nada é melhor para distribuir renda do que garantir direitos iguais na educação para dar a oportunidade do filho do pobre estudar e crescer profissionalmente", disse o ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

A governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a importância de oferecer um transporte de qualidade aos estudantes do RN, pois essa é uma maneira de incentivar a frequência escolar. Ela lembrou que, além dos veículos adquiridos pelo Governo do Estado, o Rio Grande do Norte também vai receber mais 50 ônibus do Ministério da Educação, por meio do Programa Caminhos da Escola, como uma forma de contra partida do Governo Federal. "Com recursos de programas dos Governos estadual e federal, estamos entregando 100 ônibus aos municípios, que vão se somar aos 50 ônibus adquiridos pelo Ministério da Educação, e ainda este ano serão comprados mais 100 ônibus", reforçou a Rosalba.

Os recursos investidos pelo Governo do Estado são oriundos do Tesouro Estadual. Antes, a Secretaria contratava empresas de locação de veículos. A opção pela compra, em detrimento da locação, se deve à possibilidade de redução de custos e principalmente em função dos problemas ocorridos, ao longo de 2011, que causaram grandes prejuízos aos alunos com a falta do transporte. 

A nova frota de ônibus beneficia de imediato 28 mil estudantes do Ensino Médio e Fundamental nas diversas regiões do Rio Grande do Norte. Em Natal, já estão rodando, desde o início do ano letivo, iniciado na última semana, 26 novos ônibus escolares, atendendo a mais de 4 mil crianças e jovens alunos das Escolas Estaduais Walter Duarte Pereira, Professor Antonio Pinto de Medeiros, Peregrino Júnior, José Fernandes Machado, Luiz Antonio, Djalma Aranha Marinho e Walter Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário