Presidenta Dilma e Rosalba
Convidada pela presidente da República, Dilma Rousseff, para acompanhá-la oficialmente na viagem a Nova Delhi, na Índia, a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, decidiu ficar mesmo no Rio Grande do Norte. O motivo da recusa do convite, segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, foi a agenda já preenchida para os próximos dias da governadora.
Esse foi o primeiro convite para uma viagem oficial feita pela governante federal à gestora estadual. De qualquer forma, Rosalba parece priorizar mesmo as missões em solo brasileiro. Tanto, que também não viajou com a comitiva potiguar que foi aos Estados Unidos, buscar investimentos.
No próximo dia 29, a presidente Dilma participa da reunião do bloco que reúne o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul – Brics. As discussões serão dominadas pelos debates econômicos e financeiros, além de políticas de segurança e paz, assim como o esforço conjunto para o desenvolvimento sustentável, um dos pilares para a redução da pobreza.
Nas reuniões, os líderes políticos querem consolidar a decisão de transformar o Brics em referência no cenário econômico e político internacional. A ideia é ampliar as relações comerciais internas e externas, incentivando a expansão dos mercados exportadores e importadores. Uma comitiva de cerca de 60 empresários acompanha a presidenta e os ministros.
As autoridades brasileiras, com o apoio dos empresários, querem mostrar que o mercado exportador do Brasil não se resume aos produtos agrícolas. Na comitiva presidencial, há empresários de diversos setores, incluindo o de tecnologia de ponta, que participarão do Fórum Empresarial, com a presença de representantes de todos os países que integram o bloco.
Por Túlio Lemos
Nenhum comentário:
Postar um comentário