segunda-feira, 7 de março de 2011

Projeto minha cidade está no Agreste

O Projeto minha cidade, desenvolvido pela Inter TV Cabugi, mostra nesta segunda-feira (07/03), o município de Brejinho/RN, localizado na região agreste, há cerca 48Km da Capital.

Veja um resumo historico da cidade:

 HISTÓRIA

O povoado desde cedo, teve destaque no setor agrícola com a produção de mandioca, coco, frutas tropicais e cana-de-açúcar. Dentre as atividades econômicas, o município conta também com uma pequena pecuária e a confecção de produtos de artesanato feitos de palha de carnaúba, agave e barro. Porém, o produto de maior destaque do município é a famosa farinha de Brejinho, bem aceita no mercado do Rio Grande do Norte e que eleva o nome do município.


Até 1890, Brejinho pertenceu a Goianinha, passando depois para Santo Antônio do qual foi desmembrado através da Lei nº 2.833, em 21 de Março de 1963, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Significado do Nome

Foi numa localidade composta por pequenos brejos, próxima ao litoral, que surgiu um povoado chamado Brejinho. Para alguns escritores foram os brejos existentes na localidade onde se assenta o município, que deram origem ao povoado. Segundo Câmara Cascudo, Brejinho chamou-se primeiramente Abrejava, nome do olho d´água que forma os brejos, e, por ser pequeno passou para o diminutivo de Brejinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário