quarta-feira, 2 de março de 2011

Garibaldi inaugura nova Agência da Previdência

Belo Oriente (MG) - Os moradores de Belo Oriente, no interior de Minas Gerais, contam agora com a primeira Agência da Previdência Social (APS) do município. A nova unidade foi entregue ontem pelo ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e pelo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. A agência atenderá também aos moradores de Naque, Periquito e Açucena. Os municípios têm população estimada de 47 mil pessoas.

“Antes, o segurado enfrentava filas e nem sabia se ia ser atendido. Hoje, a pessoa telefona para a central 135 e imediatamente é marcado o seu atendimento”, disse Garibaldi Filho, referindo-se ao Programa de Melhoria do Atendimento da Previdência Social. O ministro ressaltou ainda que “esta região destaca-se pelo atendimento rápido ao segurado, e com essa nova agência, vamos atender mais rápido, de forma ainda melhor”. Já o presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, disse esperar “que os servidores possam prestar o serviço que vocês desejam e, assim, garantir a todos a satisfação de uma vida digna a partir dos benefícios da Previdência Social”.

A agência integra o Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS (PEX), que prevê a construção de 48 novas unidades em Minas Gerais e 720 em todo o Brasil. Com a instalação desta unidade, a população dos quatro municípios terá acesso a todos os serviços previdenciários. O superintendente do INSS para a região, Ricardo Lessa, relatou um fato a fim de mostrar a importância da nova unidade previdenciária para os habitantes da cidade: “passei ontem à noite em frente à agencia e vi a população fazendo um trabalho voluntario para terminar as obras da praça em frente à agencia, com muito entusiasmo”.

As unidades do PEX ocupam espaços amplos, contando com itens de segurança, acesso facilitado a pessoas portadoras de necessidades especiais, mobiliário novo e modernos equipamentos de informática. As agências estão sendo construídas em cidades com mais de 20 mil habitantes e que ainda não contam com unidades fixas da Previdência Social. O Plano de Expansão é uma parceria do Governo Federal com os municípios, que doam os terrenos como contrapartida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário