quinta-feira, 31 de março de 2011

Alencar tem despedida com honras de chefe de Estado


Brasília (AE) - Ex-vice-presidente da República mais popular da história do Brasil, José Alencar (PRB) foi velado ontem no Palácio do Planalto com honras de chefe de Estado. Um público eclético participou do velório: ministros, governadores, políticos de todos os partidos, integrantes do Judiciário, empresários, servidores e populares. A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estavam em Portugal, chegaram em Brasília por volta das 21h20 para acompanhar o velório. Até as 21 horas, 6,8 mil pessoas haviam enfrentado pequenas filas e um forte esquema de segurança para ver de perto o corpo do ex-vice-presidente. Depois de 13 anos com um câncer no abdômen, Alencar morreu de falência múltipla dos órgãos na tarde de terça-feira.
Emocionado, o ex-presidente Lula da Silva se despede de José Alencar. O corpo do ex-vice-presidente será cremado hoje, em Belo Horizonte.
Em um carro do Corpo de Bombeiros, o corpo de Alencar chegou ao Planalto às 11 horas, pouco depois da esposa Mariza, dos três filhos e quatro netos. O caixão subiu a rampa do Palácio do Planalto e entrou no Salão Nobre, ornado com 132 coroas de flores, debaixo de aplausos de autoridades e funcionários. Na presença de ministros do Executivo e do Judiciário, governadores e parlamentares, Dom Lorenzo Baldisseri, núncio apostólico do Brasil, celebrou uma missa e lembrou que Alencar dava coragem aos outros até o último momento. “Isso é o mais importante. Ele era um homem de uma fé inquebrantável em Deus”, disse o núncio. Uma segunda missa deveria ser acontecer na noite de ontem com as presenças da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A primeira parte do velório foi fechada e teve a presença apenas das autoridades e de familiares. Às 12h50, o velório foi aberto para os populares, que fizeram uma fila pela rampa do Planalto para dar adeus ao ex-vice-presidente. O acesso ao público foi limitado por cordas. A cerca de um metro do caixão, cada pessoa podia apenas passar em frente ao corpo, sem permanecer no local. Mesmo assim, centenas populares aproveitaram para tirar fotos com seus celulares em frente ao corpo. Os visitantes também passaram por uma revista rigorosa e por detectores de metais.

Políticos de todas as tendências desfilaram em frente ao caixão de Alencar para cumprimentar a viúva e os filhos. A oposição compareceu em peso ao velório, incluindo políticos do PSOL. “Muitas vezes fui visitá-lo no hospital Sírio-Libanês e nunca encontrei com um moribundo, mas sim com um homem que pensava no dia seguinte. O maior legado que ele nós deixa é que vale a pena viver”, afirmou o ex-governador e senador Aécio Neves (PSDB-MG).

O ex-ministro José Dirceu também se disse consternado com a morte de Alencar. “O Lula disse que perdeu um irmão. Eu perdi quase um pai. O Zé Alencar era um amigo sempre presente, uma mão que me amparava, me protegia, me levantava”, declarou Dirceu. O corpo de Alencar chegou à Base Aérea de Brasília, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), às 10h. Meia hora antes, os familiares de Alencar desembarcaram de um avião também da FAB e foram recebidos pelo vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), e pelos presidentes da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e do Senado, José Sarney (PMDB-AP).


Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário