quinta-feira, 31 de março de 2011

Ex-presidente dedica título a José Alencar

Coimbra (AE) - O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva fez questão de oferecer o título de “doutor honoris causa”, que recebeu da Universidade de Coimbra, em Portugal, ao ex-vice-presidente José Alencar, que morreu aos 79 anos, na tarde de terça-feira, em São Paulo. Demonstrando abatimento e muito cansaço, Lula dedicou parte de seu discurso a Alencar, afirmando que “nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi meu parceiro de todas as horas”.

Segundo Lula, Alencar foi um dos homens mais íntegros que conheceu. “É um inesquecível estadista que perdemos ontem para consternação de toda a sociedade brasileira”, disse. A presidente Dilma Rousseff acompanhou toda a cerimônia em homenagem a Lula assim como o presidente português Cavaco Silva e o primeiro ministro demissionário, José Sócrates.

Ao chegar à Universidade de Coimbra, onde foi ovacionado pelos estudantes, Lula afirmou que estava sentindo “um misto de tristeza e alegria”. “Tristeza pela morte do companheiro José Alencar, e alegria pelo título”, prosseguiu. “Tenho certeza de que onde ele estiver, ele estará feliz por mim, porque foi uma das pessoas que mais torceram e que mais comemoraram comigo a concessão deste título”, comentou, lembrando que Alencar o estimulou que recebesse o prêmio e que o acompanhou na premiação semelhante que recebeu da Universidade Federal de Viçosa, em janeiro. “Este título é dele”, avisou. Lula demonstrou que não estava muito à vontade com a “farda” e em alguns momentos, parecia estar “longe” dali, por exemplo quando foi levado para se sentar ao lado dos demais “doutores”, como mais novo detentor do título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário