quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Promotor abre investigações contra novo diretor da Caern

Diretor Administrativo da Caern, Disson Lisboa

O promotor da Comarca de Goianinha, na região Agreste do Estado, André Mauro Lacerda, instaurou um inquérito civil para investigar o ex-prefeito da cidade, Rudson Raimundo de Andrade Lisboa, o Disson, recém-nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) para o cargo de diretor administrativo da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O ex-prefeito já responde a nada menos que 24 processos entre a primeira e segunda instância do Tribunal de Justiça do Estado. São 14 denúncias sob análise na Comarca de Goianinha, entre elas três ações penais; três ações na Comarca de Natal; e outros sete processos no âmbito do Tribunal de Justiça, entre eles quatro ações penais.

Rudson Lisboa assumiu o cargo de diretor administrativo da Caern. Em 2007, o diretor da Caern chegou a passar treze dias preso no quartel da Polícia Militar, em Natal, após ser investigado por um suposto atentado contra a vida da empresário Ernani Teles de Castro Júnior, seu cunhado, e responsável por denúncias de improbidade na Prefeitura de Goianinha. Em uma das Ações Penais junto ao TJRN, o procurador-geral de Justiça, acusa Rudson Lisboa e o empresário Ernani Teles – proprietário da empresa Constred - Construções, Empreendimentos e Comércio Ltda., de chefiarem um esquema de licitações fraudulentas em Goianinha, com o objetivo de desviar recursos públicos para fins particulares. Ernani foi o coordenador da campanha de Rudson para prefeito, em 2004.

“A título de exemplo, do contrato que mantinha com a Prefeitura de Goianinha para prestação de serviços de limpeza urbana, no valor mensal de R$ 43 mil, o senhor Ernani Teles repassava para Rudson Lisboa, a título de propina, o valor equivalente a R$ 11.8 mil”, asseverou o procurador. O processo encontra-se no gabinete da desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que deve proceder com o próximo despacho.

Rudson Lisboa é do grupo do vice-governador Robinson Faria (PMN), sendo inclusive filiado ao partido do ex-presidente da Assembleia Legislativa, o PMN. Dos 24 processos os quais responde no Tribunal de Justiça ainda não há condenação transitada em julgado, mas três deles, mais especificamente as Ações Penais da Comarca de Goianinha já estão conclusos para sentença (decisão final).

O mais recente inquérito civil público instaurado contra Rudson Lisboa foi publicado no Diário Oficial do Estado de ontem. As denúncias recebidas pelo Ministério Público apontam que ele estaria fazendo “lavagem de dinheiro” no Posto União, de propriedade de Eduardo Barbalho, na cidade de Goianinha. Segundo a portaria 05/2011, da Procuradoria de Justiça, está sendo notificado, além de Disson, o empresário Ernani Teles de Castro Júnior. O diretor da Caern e Teles terão 15 dias para apresentarem defesa ao Ministério Público estadual. “Notifique-se o senhor Ernani Teles de Castro Júnior a especificar detalhadamente a atuação do Posto União (de propriedade do senhor Eduardo Barbalho) com o Senhor Rudson Lisboa em relação à possível ocorrência de lavagem de dinheiro, corrupção dentre outros possíveis delitos”, diz a portaria assinada pelo promotor André Mauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário