terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Projeto que está na Câmara Federal quer cadastrar usuários de lan houses

Mais de 30 milhões de pessoas usam lan houses, em todo o Brasil. Se aprovado, ficará registrado nome, endereço, horário de acesso e o computador que foi utilizado.
Lan significa Local área network, ou seja, rede local de computadores. Mas um lugar cheio de computadores é inofensivo? Um projeto que está na Câmara levanta a polêmica. Ao mesmo tempo em que as "lans" permitem o acesso de milhares de pessoas à internet, elas também podem ser usadas para praticar crimes.
O projeto quer que todos os usuários sejam cadastrados, para localizar eventuais criminosos. Nome, identidade, endereço, telefone, os horários, o computador usado e o IP, o endereço do equipamento na internet. Os dados teriam que ficar arquivados por dois anos.
Segundo a última pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, existem mais de cem mil lan houses no país e 32 milhões de usuários.
A de Luciano começou de forma modesta e em pouco tempo dobrou o número de computadores. Ele diz que toma cuidados. Menores de idade não usam as máquinas que dão acesso a conteúdo adulto, como sexo, por exemplo. As câmeras foram banidas.
“Aqui é um tipo de comercio de alta tecnologia que serve a comunidade. Se eu não faço isso de uma forma que vá servir a comunidade, para melhorar, então acaba não tendo muito sentido”, diz Luciano Patu, dono da lan house.

Do G1, São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário