sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ministro dos Esportes confirma Natal como sede da Copa de 2014

 

Robinson Faria, Orlando Silva e Rosalba Ciarlini

 

Orlando Silva disse que está convencido de que a governadora Rosalba Ciarlini e a prefeita Micarla de Sousa farão "dever de casa".



Em visita a Natal nesta quinta-feira (17), o ministro dos Esportes Orlando Silva (PCdoB) confirmou que, apesar dos atrasos no cronograma de obras, a capital do Rio Grande do Norte sediará a Copa do Mundo de 2014.



Em coletiva de imprensa no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, o ministro disse que está convencido de que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e a prefeita de Natal Micarla de Sousa (PV) farão as obras necessárias para a realização do Mundial de futebol.

“A Copa em Natal está mais do que confirmada. Desde que Natal foi escolhida como uma das 12 sedes para este Mundial da Fifa que não tenho dúvida nenhuma de que a cidade vai se preparar, tenho muita confiança. O que é fundamental é que a cidade trabalhe o dever de casa, por isso que o tema Arena das Dunas é muito sensível, merece muita atenção, dedicação e é esse sentimento que percebi da prefeita e da governadora. Estou convencido de que o trabalho será feito”, declarou.



A prefeita Micarla aproveitou a vinda do ministro para assinar o resultado da concorrência pública, através de edital dos projetos executivos, para as obras de mobilidade urbana do trecho 1, que compreende o espaço entre o aeroporto Augusto Severo e o Machadão.



“A próxima etapa é exatamente poder ter, até 15 de março, da Caixa Econômica Federal, a confirmação para que possamos fazer a ordem de serviço. O prazo para começar essas obras do eixo 1 é no final de maio, início de junho. Então, a primeira medição está marcada para o dia 30 de junho”, disse a prefeita, que não soube informar o nome da empresa, ou consórcio responsável pela realização da obra.



Ministro acredita que Copa será poupada de contingenciamento



A presidente Dilma Rousseff (PT) demonstrou interesse em decretar o contingenciamento do Orçamento deste ano, mas para o ministro Orlando Silva os cortes não devem atingir os investimentos necessários para a realização da Copa.

“A presidente Dilma decidiu que a Copa é uma prioridade absoluta em seu governo, é um compromisso internacional [...]. O contingenciamento, que tem o objetivo de garantir o controle da inflação, a estabilidade econômica e o desenvolvimento sustentável do Brasil, será feito sem prejuízo dos preparativos para o Mundial da Fifa”,

assegurou.


Orlando Silva disse que em janeiro a presidente sugeriu que ele realizasse visitas aos prefeitos e governadores das sedes da Copa para que até o carnaval fosse elaborado e apresentado um relatório detalhado.



“No próximo dia 2 de março vou apresentar um detalhamento para a presidenta e, ao ser definido que a Copa é prioridade, os recursos necessários serão fornecidos”, garantiu, acrescentando que investimentos em arenas, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), e de mobilidade urbana, na maioria das vezes, têm recursos já contratados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário