quinta-feira, 26 de maio de 2011

Protesto para avenidas de Natal


O movimento contra os atuais governantes dos executivos municipal e estadual, deflagrado pelas redes sociais na internet, twitter e facebook, ganhou às ruas de Natal. Por quase três horas, a juventude ocupou os principais corredores viários da cidade, as avenidas senador Salgado Filho, Bernardo Vieira e Prudente de Morais, entre 18h e 21h de ontem. Os jovens promoveram um apitaço, com direito a banda bate-lata.

O protesto reuniu, em sua maioria, jovens entre 18 e 27 anos. Segundo cálculos da Polícia Militar cerca de 500 pessoas participaram da manifestação, no trecho próximo ao shopping Midway Mall. Entre às 18h35 e 19h45 da noite de ontem foi impossível trafegar nesse trecho da avenida Salgado Filho, nos dois sentidos. O cruzamento foi fechado pelos manifestantes.

A polícia acompanhou a movimentação de perto, mas sem interferências. Presente ao local, o delegado da 3ª DP, que abrange a área, Natanion de Freitas, considerou a mobilização tranquila.   Não houve incidente de violência ou agressividade em todo o trajeto da manifestação, que atraiu a atenção de quem estava no shopping e dos motoristas que tentavam trafegar pelo local.

No momento do protesto, a prefeita Micarla de Souza, inaugurava uma escola na comunidade da África, a Noilde Ramalho. Já a governador Rosalba Ciarlini recebia o embaixador da Alemanha, no Brasil, Wilfried Grolig. Nas ruas, os jovens pediam melhorias na educação, saúde e segurança pública e entoavam palavras de ondem contra as administradoras como, “foramicarla”.

A todo o momento, palavras de ordem, faixas e cartazes deixaram à mostra os motivos do protesto: a inoperância da máquina administrativa. “Isso é só o começo. Ninguém suporta mais conviver com o sucateamento das estruturas de educação, saúde e segurança”, denunciou a estudante de Ciência e Tecnologia da UFRN, Ana Luisa Moura, 24 anos.

Ela disse que a juventude deve se fortalecer. “Ninguém deve desacreditar. Nós fizemos muito hoje, parando Natal. Mobilizando e conscientizando mais pessoas, poderemos fazer muito mais amanhã”, avisou Ana Luísa. O movimento promete uma segunda mobilização ainda este mês. A data será divulgada nas redes sociais.


Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário