sábado, 28 de maio de 2011

Fifa descarta Natal oficialmente


A confirmação oficial da ausência de Natal na Copa das Confederações, em 2013, não surpreendeu. O cronograma de obras, aprovado pela FIFA e apresentado pela SECOPA, para a construção da Arena das Dunas, em fevereiro deste ano, já alertava para o fato, uma vez que a conclusão dos serviços está previsto para dezembro de 2013 e a competição que serve como “ensaio” para o Mundial está marcada para junho, ou seja seis meses antes da finalização da Arena. O secretário da SECOPA, Demetrio Torres e o diretor de Marketing do Corínthians, Pedro Paulo Rosemberg, responsável pela construção do Itaquerão, que receberá o Mundial em São Paulo, tiveram discursos parecidos ao recebrem a notícia oficial da exclusão.
“Nós entendemos a preocupação da Fifa e a preocupação da sociedade de um modo geral. Mas, segundo todas as previsões (pessimistas e otimistas), a construção do estádio leva 30 meses. Ou seja, se começarmos as obras em julho e cumprirmos o prazo normal (sem termos que dobrar turnos ou números de operários para apressar a obra), o estádio estará pronto em dezembro de 2013, seis meses antes do início da Copa do Mundo de 2014”, disse Rosenberg, por intermédio da assessoria de imprensa do clube.

Demetrio Torres seguiu a mesma linha de raciocínio do dirigente corintiano. “A Copa das Confederações já estava descartada quando passamos novos prazos para a Fifa e para o COL. A arena ficará pronta em dezembro de 2013 e só esse fato já tiraria a cidade da Copa das Confederações”, confirmou. “Já começamos o cadastramento de funcionários, estudos topográficos e mapeamento de redes de água, eletricidade e esgotos no local. Já em junho esperamos isolar o campo de trabalho para começarmos a execução da obra”, completou Torres.

O secretário da SEJEL, Rodrigo Cintra também esclareceu a questão através de nota enviada pela assessoria de imprensa da secretaria: “A cidade de Natal jamais pleiteou o posto de cidade sede da Copa das Confederações, haja vista que, de acordo com o cronograma de obras do novo estádio, a Arena das Dunas ficará pronta em dezembro de 2013, após o término da Copa das Confederações. Amanhã (hoje), ocorrerá a passagem oficial da posse do estádio Machadão por parte da Prefeitura do Natal para o Governo do Rio Grande do Norte, em uma solenidade de encerramento das atividades, de modo que no mês de junho, serão iniciadas as obras de demolição e de construção da nova Arena. As obras de mobilidade urbana terão início no dia 30 de junho deste ano e serão concluídas em maio de 2013. O orçamento para as obras de mobilidade estão totalmente asseguradas, com o financiamento Federal e a contrapartida da Prefeitura”.

 

Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário