Cartaz da parada gay de Maringá
A catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória é a construção mais conhecida de Maringá. É possível ver a torre de 124 metros de vários pontos da cidade.
A catedral é um símbolo de orgulho para os católicos e agora está no foco de uma polêmica, porque a imagem da igreja foi usada no cartaz de divulgação da parada gay que vai ser realizada no dia 20 de maio.
O cartaz mostra um arco-íris, símbolo do movimento gay, saindo da catedral, que ficou mais estilizada. A inspiração veio da capa de um dos discos da banda inglesa Pink Floyd, lançado em 1973.
Os cartazes não foram impressos, mas o uso da imagem da catedral na divulgação da parada gay pela internet provocou reações na igreja católica.
O bispo da cidade fez uma reunião hoje de manhã para pedir aos organizadores que não usem a imagem da basílica no material do evento. “Não tem como recolher. O que fica é que, para quem ficou chateado, a gente pede desculpas, porque a intenção não foi essa”, garante Luiz Modesto, integrante do movimento gay.
A igreja disse que respeita os diferentes comportamentos, mas acha que o desenho pode ofender alguns fieis. Mesmo assim, o bispo acabou aceitando que o cartaz fique só na internet. “Nós não queremos ser uma igreja preconceituosa, nós queremos ser uma igreja que acolhe e ama a todos”, diz Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá.
O líder do movimento gay aproveitou o encontro para pedir a criação da pastoral da diversidade dentro da igreja. O bispo disse que vai avaliar a proposta.
Deu no G1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário