quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Pesquisa só pode ser divulgada após registro no TRE

Estamos no ano de eleição e até o mês de outubro serão publicadas pesquisas eleitorais para saber quem a população vai votar para prefeito no seu município. A partir do mês de janeiro, as pesquisas só serão divulgadas após o registro no TSE. São dois tipos de registros que são feitos no próprio site do órgão http://www.tse.jus.br.

Para fazer uma pesquisa eleitoral, primeiramente, a empresa precisa ser do ramo. Além de ser especializada, terá de obter  uma autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme explica o diretor da Consult, Paulo de Tarso Teixeira, que recentemente divulgou os números contratados pelo Sinduscon.

O primeiro passo é cadastrar a empresa responsável por essa pesquisa e a segunda é registrar o conteúdo pesquisado, que também pode não ser divulgado e servir só como consulta interna mesmo.

A maioria das pesquisas não divulgadas é solicitada pelos próprios candidatos que querem saber a sua popularidade na eleição. De acordo com Paulo de Tarso, a Consult faz um levantamento com 1000 pessoas, que são divididas por idade, sexo, escolaridade e distribuição de renda, e a margem de erros é de 3 %.

Na pesquisa eleitoral, as amostras têm que manter as características da cidade pesquisada. Por isso, que as empresas de pesquisa trabalham bastante com proporção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário